Anglo Disciplinas >

Escolha
o curso
Selecione
uma
disciplina

Espanhol

  • 2014 Gabrielle ESP

    Gabrielle Lafin

    CURRÍCULO
    Sou licenciada em Letras Português/Espanhol pela UFRGS e mestranda em Literaturas de Língua Espanhola pela mesma universidade. A fim de aprimorar o conhecimento adquirido ao longo da graduação, fiz cursos de espanhol em Montevideo e Barcelona. Ex-aluna do Anglo, fui a primeira colocada em Letras no vestibular da UFRGS. Leciono em pré-vestibulares desde 2008 e atualmente sou coordenadora e professora da disciplina de Espanhol no Anglo e professora de Espanhol no Colégio Leonardo da Vinci Alfa. Além disso, tenho grupos de preparação para o vestibular no Anglo Disciplinas.

    Experiências anteriores: Pré-vestibulares Evolução e Fênix, Colégio Israelita Brasileiro e Colégio Metodista Americano.

    METODOLOGIA

    A aula do grupo de Espanhol consiste no estudo aprofundado de todos os tópicos gramaticais abordados pelo vestibular.
    Além disso, o grupo apresenta diferenciais, como o trabalho com questões culturais de vários países hispanohablantes e o desenvolvimento da competência em língua estrangeira por meio de músicas e vídeos. O objetivo é que o aluno vá além do estudo para uma prova, tornando-se realmente conhecedor da língua espanhola e de tudo que a ela se refere.
    São realizados simulados mensais – modelos UFRGS e ENEM.

  • 2014 Gabrielle ESP

    Gabrielle

    Sou licenciada em Letras Português/Espanhol pela UFRGS e mestranda em Literaturas de Língua Espanhola pela mesma universidade. A fim de aprimorar o conhecimento adquirido ao longo da graduação, fiz cursos de espanhol em Montevideo e Barcelona. Ex-aluna do Anglo, fui a primeira colocada em Letras no vestibular da UFRGS. Leciono em pré-vestibulares desde 2008 e atualmente sou coordenadora e professora da disciplina de Espanhol no Anglo e professora de Espanhol no Colégio Leonardo da Vinci Alfa. Além disso, tenho grupos de preparação para o vestibular no Anglo Disciplinas.

    Experiências anteriores: Pré-vestibulares Evolução e Fênix, Colégio Israelita Brasileiro e Colégio Metodista Americano.

Física

  • 2014 Walter FIS

    Walter Fuzer

    CURRÍCULO

    Licenciado em Física pela UFRGS.

    Prof. do Anglo Vestibulares (inclusive Extensivo Manhã e Anglo Medicina).

    Trabalha há mais de 20 anos com grupos de estudos em Porto Alegre e Interior.

    Foi professor de Física do Col. Pastor Dohms por 27 anos.

    Trabalhou em diversos cursinhos de Porto Alegre e Interior.

    Co-autor do livro  ENEM  do Anglo RS.

    Autor do material de Física Moderna do Anglo RS

    METODOLOGIA

    Abordagem com ênfase para entender o raciocínio físico, pois o vestibular e o ENEM não é decoreba de fórmulas.  Cada assunto da Física tem um raciocínio lógico, desconhecido da maioria dos vestibulandos. No momento que o aluno domina a lógica do conceito, as questões ficam muito fáceis, mesmo aquelas mais estranhas.

    Trabalho voltado para resolver as questões de maneira fácil e rápida. Desde como começar uma questão de física e qual o caminho mais adequado a seguir em cada tipo de conteúdo.

    Em horários fora da aula faço atendimento (plantão) em pequenos grupos e individual.

    Material:

    - 3 Livros temáticos coloridos com:

    Teoria, abordada de forma conceitual e integrada com outros conteúdos.

    Exercícios de exemplos, resolvidos em aula.

    Exercícios de fixação após cada aula (tema semanal)

    Ao final de cada capítulo, atividades de revisão proposta de acordo com os conceitos de neurociências (como o cérebro aprende).

    - 1 Livro de exercícios com mais de mil questões, incluindo:

    * Arquivos de questões por assunto

    * Simulados com respostas comentadas

    * Provas inteiras

    - Livreto de resumos e dicas para consulta rápida.

     

Geografia

  • 2014 Steffen

    Stefan Rout

    CURRÍCULO

    Licenciado em Geografia pela UFRGS
    Bacharel em Geografia pela UFRGS/CCSU (Central Connecticut State University)
    Pós-graduado em Ensino de Geografia e História pela UFRGS
    Professor do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
    Coordenador Pedagógico do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
    Pesquisador do Centro Polar e Climático – UFRGS
    Ex-professor do Por Disciplina Centro de Estudos
    Ex-professor do Universitário
    Ex-professor do Colégio de Aplicação da UFRGS

    METODOLOGIA

    Vivemos no auge da globalização e da simultaneidade informativa, em uma época marcada pelas contradições, individualismo e rápidas transformações. Nesse cenário pós-moderno, as aulas de geografia devem possibilitar ao aluno compreender o espaço geográfico nas suas relações cotidianas de forma dinâmica. Significar temas a partir de vivências, de experimentos e de problemas que instiguem a curiosidade em sala de aula:é isto que busca o Prof. Stefan Rout.

    A Geografia é uma arma poderosa que induz àreflexão.Assim,geografizar para o vestibular significa estimular e desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de analisar e interpretar o espaço em que vivemos, posicionando-se em relação a fatos e dados, sob diferentes pontos de vista e suas interações. É compreender o uno no múltiplo e vice-versa, relacionando constantemente os processos e meios naturais às transformações feitas pelo homem enquanto sociedade humana, política e econômica.

    Para isso, aulas contextualizadas nas diferentes escalas (local, regional, nacional e mundial), de forma integrada possibilitam uma compreensão precisa da estrutura das questões de vestibulares. Toda o conteúdo é abordado e concluído até o ENEM. A partir desse momento, inicia a revisão para a UFRGS e demais vestibulares.

    O material é elaborado pelo professor (atlas, 4 livros + 1 de revisão por continente), com conteúdo organizado e relacionado nos aspectos humanos, econômicos e físicos entre si, com grande quantidade de testes para seu aprimoramento (+ de 1200, além de 5 simulados), e ainda revistas (Carta na Escola e Scientific American), jornais (Le Monde Diplomatique) e livros paradidáticos que estão à sua disposição para consultas: uma total contextualização da geopolítica, processos naturais, entre outros.

    Durante o curso, serão oportunizadas correções de simulado com experimentos no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC e dois trabalhos de campo interdisciplinares que contemplem conceitos de Geologia, Geomorfologia, Climatologia, Botânica, Organização e Estrutura de Redes Urbanas, Demografia e outros conceitos que estão nos programas de vestibulares e do ENEM. Plantões individuais e ilimitados são oferecidos, em um dia específico na semana ofertado pelo professor (sem necessidade de agendamento prévio) ou em outro dia mediante agendamento.

     

Matemática

  • 2014 Marquinhos MAT

    Marquinhos Milan

    Sou licenciado em Matemática pela UNIFRA (1993), bacharel em Ciência da Computação pela UFSM (1998) e mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS (2008).

    Iniciei minhas atividades, como professor de matemática, há mais de 20 anos em Santa Maria (RS); trabalho em Porto Alegre (RS) desde 1998. Durante esse tempo, fui professor em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, bem como em cursos de preparação para concursos públicos e em pré-vestibulares. Fui professor de escolas bastante conhecidas: Colégio Marista Santa Maria, Colégio La Salle Canoas, Colégio Unificado, Colégio Monteiro Lobato e Colégio Israelita Brasileiro.

    Atualmente, trabalho com todas as turmas da terceira série do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e com a maioria das turmas do Anglo Vestibulares (Porto Alegre).

     

    PROPOSTA DE TRABALHO

    Sou um dos professores que trouxe o Sistema Anglo de Ensino para o Rio Grande do Sul.

    Há mais de 10 anos, apresentamos uma proposta diferenciada, baseada no trinômio: material didático – professor – aluno. “Aula dada é aula estudada!” tornou-se um mantra recitado, há mais de 60 anos, por inúmeros alunos que ingressaram no Ensino Superior sob a orientação dos professores do Anglo no Brasil. Nosso trabalho foi facilitado quando optamos por uma metodologia tão simples, entretanto, essa aparente simplicidade não diminuiu a sua eficiência.

    Outro aspecto facilitador foi o fato de que a maioria dos nossos alunos incorporou o espírito da “Família Anglo”. Assistir às aulas, realizar as tarefas de casa, frequentar os plantões, participar das atividades culturais e, principalmente, preocupar-se com o seu desempenhoforam e são características comuns de nossos alunos. Na verdade, eles são o segredo do métodoque os levouà aprovação nos mais importantes vestibulares do Brasil.

    Mas acredito que é chegada a hora de ampliar horizontes, encontrando espaço para o desenvolvimento de um novo projeto, que é baseado, também, na experiência de mais de 20 anos de trabalho em importantes escolas gaúchas, entre elas o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA).

    A experiência em escolas e pré-vestibulares, aliada a minha formação acadêmica, me ajudou a planejar uma proposta de trabalho baseada, fundamentalmente, numa parceria entre professor e aluno. Essa parceria organizará nossas aulas, nosso trabalho extraclasse e nosso material de apoio didático-metodológico. As aulas serão desenvolvidas a partir de problemas propostos em concursos vestibulares de todo o país, bem como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Discutiremos os conceitos matemáticos envolvidos, aprofundando-os. Haverá tarefas e simulados que deverão ser feitos em casa, além de vários exercícios que servirão para reforçar os conceitos trabalhados, estendendo-os a situações matemáticas que extrapolam os vestibulares. Trabalharemos com vistas aos concursos vestibulares “tradicionais”, mas não nos esqueceremos das peculiaridades do ENEM ao desenvolvermos nossasatividades.

    Seremos responsáveis por NOSSOS resultados.

    E, acreditem, todos podem gostar de Matemática!

    Venha trabalhar comigo!

Português

  • 2014 Claudio POR

    Cláudio Ribeiro

    Sou licenciado em Letras pela UFRGS desde 1985.

    Leciono atualmente no Anglo Vestibulares, no Método Medicina, no PPV DOHMS e no Colégio Marista Rosário.

    Lecionei nos colégios  Pastor Dohms, João XXIII, Dores, João Paulo I, Leonardo da Vinci e na FARGS.

    Fui  diretor do Unificado Med – Hospital Moinhos de Vento  e Coordenador  Geral dos Colégios Unificado.

    Durante mais de dez anos, fiz parte da banca de correção de redações do vestibular da UFRGS.

    Desde 1992, sou  professor de grupos de estudos de português e de redação para vestibulares  e para concursos, inclusive para a seleção de diplomatas do Instituto Rio Branco.

    Ministro cursos de atualização em Língua Portuguesa para empresas.

    Proposta de trabalho

    A importância do estudo da Língua Portuguesa

    A prova de Língua Portuguesa é a única com peso 3 para todos os cursos no vestibular da UFRGS. Em outras universidades, a prova de redação tem sido a única aplicada no processo de seleção.

    No ENEM, os conhecimentos de Língua Portuguesa têm um papel decisivo no desempenho em todas as provas. Isso evidencia a valorização desta disciplina pelas universidades.

    Além disso, as provas de Língua Portuguesa ora apresentam um alto nível de complexidade – e a média fica baixa – , ora apresentam questões bastante acessíveis – e a média sobe bastante. De qualquer forma, obrigam o candidato a ter um conhecimento diferenciado, não só dominando as regras de gramática, mas também desenvolvendo a capacidade de aplicação em diferentes contextos; por isso, é necessário ter um trabalho integrado entre a teoria gramatical, a análise e a interpretação de textos e a produção textual, em que se possam desenvolver habilidades e competências que serão fundamentais para a obtenção de um resultado significativo.

    A Língua Portuguesa é, inquestionavelmente, instrumento para bom desempenho em qualquer carreira profissional.

    Atividades e Conteúdos  a serem desenvolvidos:

    1)    teoria de gramática, de redação e de interpretação, com plantão para esclarecimento de dúvidas;

    2)    aulas de interpretação de textos e prática de redação, com plantão para análise das redações e esclarecimento de dúvidas; laboratório e aprofundamento de redação *.

    *Laboratório e aprofundamento de redação são atividades de análise, em grupo, de textos produzidos pelos alunos

     

    Produção semanal de redações

    Correções pelos critérios da UFRGS e do ENEM 

    Análise de provas de vestibulares

    Exercícios de interpretação (ao longo de todo o curso)

    Gramática aplicada à prova objetiva e à prova de redação

    Abordagem, com profundidade, de todo o conteúdo dos programas dos principais vestibulares e do ENEM.

    Simulados

     

Química

  • 2014 Carlos QUI

    Carlos Eduardo

    CURRÍCULO

    Sou licenciado e mestre em Química. Já lecionei em diversos colégios e cursos pré—vestibular da Região Metropolitana de POA , e atualmente sou professor do Anglo e do Colégio Anchieta.

     

    METODOLOGIA

    Aprender Química para todos os vestibulares. Essa é a meta!

    Eu não preparo o(a) aluno(a) para o vestibular X ou Y ou para o ENEM. O meu objetivo é preparar o(a)estudante para enfrentar qualquer prova de Química que ele(a) escolha fazer (UFRGS, PUCRS, ENEM, UFSC, UCPEL, UFSM, etc). Obviamente, as particularidades de cada exame serão discutidas e trabalhadas em aula, mas tenho como princípio deixar os(as) alunos(as) em condições de prestar qualquer concurso com alto desempenho.

     

    A importância do exercício.

    A teoria que se ensina em Química é a mesma em praticamente todos os cursos. O diferencial se dá na forma como os conteúdos são trabalhados: turmas pequenas, muitos exercícios em aula e extraclasse, plantões com o professor. O erro é fundamental no processo de aprendizagem, e por isso é extremamente importante exercitar os conhecimentos e ter o professor à disposição para superar as dificuldades e corrigir as falhas.